Acessibilidade / Reportar erro

Um e outro: Ferenczi e a epistemologia1 1 Os autores agradecem a Jô Gondar pela leitura cuidadosa e crítica deste trabalho.

One and other: Ferenczi and the epistemology

Un et autre: Ferenczi et l'épistémologie

Uno y otro: Ferenczi y la epistemología

O presente artigo se propõe investigar a maneira como Ferenczi refletiu acerca de algumas questões epistemológicas ao longo de sua obra para produzir a figura do "utraquismo". Esta noção vai se prestar, em seu pensamento, a estabelecer um método de interlocução da psicanálise com saberes estranhos a ela - notadamente a biologia -, visando promover a ampliação do campo teórico psicanalítico. Esta ampliação vai propiciar a criação de conceitos e, consequentemente, o enriquecimento das reflexões sobre os modos de fazer clínica. Nestes termos, o utraquismo concretiza a tomada de posição epistemológica de Ferenczi, que consistiu em uma recusa a se aliar de forma rígida ao idealismo ou ao materialismo - correntes filosóficas que ele coloca como as duas atitudes fundamentais do homem, no que concerne ao conhecimento.

epistemologia; Ferenczi; metodologia; utraquismo; materialismo


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br