SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The prediscursive's field in Lacan's theoryThe notion of armor in the work of Wilhelm Reich: publications from 1920 to 1933 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564

Abstract

CAMARA, Leonardo  and  HERZOG, Regina. Um e outro: Ferenczi e a epistemologia. Psicol. USP [online]. 2014, vol.25, n.2, pp.125-133. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420130041.

O presente artigo se propõe investigar a maneira como Ferenczi refletiu acerca de algumas questões epistemológicas ao longo de sua obra para produzir a figura do "utraquismo". Esta noção vai se prestar, em seu pensamento, a estabelecer um método de interlocução da psicanálise com saberes estranhos a ela - notadamente a biologia -, visando promover a ampliação do campo teórico psicanalítico. Esta ampliação vai propiciar a criação de conceitos e, consequentemente, o enriquecimento das reflexões sobre os modos de fazer clínica. Nestes termos, o utraquismo concretiza a tomada de posição epistemológica de Ferenczi, que consistiu em uma recusa a se aliar de forma rígida ao idealismo ou ao materialismo - correntes filosóficas que ele coloca como as duas atitudes fundamentais do homem, no que concerne ao conhecimento.

Keywords : epistemologia; Ferenczi; metodologia; utraquismo; materialismo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )