Acessibilidade / Reportar erro

Concepções freudianas sobre a irrupção da puberdade e a etiologia das neuroses1 1 Este artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais sob a orientação de Ângela Maria Resende Vorcaro.

Freudian concepts on the irruption of puberty and the etiology of neurose

Concepts freudiens sur l'irruption de la puberté et l'étiologie des névroses

Conceptos freudianos sobre la irrupción de la pubertad y la etiología de las neurosis

Este trabalho tem como objetivo apreender a nuance do conceito de puberdade ao longo da obra freudiana. Buscamos compreender como Freud, tendo por base a interface entre "determinismo do período da infância" e "contingência adolescente", articula a puberdade com o momento de irrupção da neurose. Problematizaremos a relevância do "período de latência" e do pressuposto de uma sexualidade "em dois tempos" na compreensão da puberdade e de suas possibilidades no âmbito da constituição do sujeito. Utilizaremos como recurso metodológico a retomada dos principais casos clínicos de Freud, dentre eles, Dora, Homem dos Lobos e a Jovem homossexual, buscando apreender a relevância do momento da irrupção da puberdade, suas possibilidades, seus percalços na causação/manifestação da neurose. Percebemos que Freud, mesmo não tomando a questão como foco de sua pesquisa, passa por ela ao longo de sua obra, permitindo-nos inferir e discutir suas concepções acerca do tema.

etiologia da neurose; irrupção da puberdade; infância; casos clínicos


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br