Acessibilidade / Reportar erro

Uma questão de método: origens, limites e possibilidades da etnografia para a psicologia social1 1 Uma versão anterior e reduzida do presente artigo foi originalmente apresentada na forma de comunicação oral no grupo de trabalho Histórias da Produção de Conhecimento em Psicologia Social no Brasil, o qual teve lugar no XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (Florianópolis/SC, 2 a 5 de outubro de 2013).

A question of method: Origins, limits and possibilities of ethnography to social psychology

Une question de méthode : origines, limites et possibilités de l'ethnographie pour la psychologie sociale

Una cuestión de método: orígenes, límites y posibilidades de la etnografía para la psicología social

O presente trabalho, eminentemente voltado à metodologia de pesquisa em psicologia social, organiza-se em torno de três objetivos: definir em maiores detalhes algumas das principais características da etnografia, realizar um breve percurso histórico acerca das suas origens como prática cientificamente legitimada e, finalmente, discutir a sua atual utilização. De maneira conclusiva, enfatiza não apenas os limites, mas também as possibilidades da prática etnográfica, sustentando que a experiência de estranhamento que tradicionalmente a caracterizou continua trazendo em si mesma tanto o dinamismo quanto o potencial crítico necessários para manter em movimento o pensamento sobre ou, se preferirmos, com a diferença.

metodologia; etnografia; alteridade


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br