Acessibilidade / Reportar erro

"Classe média" para a indústria cultural1 1 A primeira versão deste texto foi apresentada na Jornada "A 'nova classe média': famílias em mudança?" (LEFAM - IPUSP, agosto de 2013), e baseia-se em pesquisas anteriores de doutoramento e pós-doutoramento que contaram com o apoio da FAPESP.

"Middle Class" in the cultural industry

"Classe moyenne" pour l'industrie culturelle

La "clase media" para la industria cultural

Este artigo retoma pesquisas anteriores para refletir sobre a noção de "classe média" no meio publicitário e de marketing, noção muito usada para definir a audiência da televisão, mídia de grande repercussão nacional. O período dos anos 1970 a 2000, pesquisado anteriormente, auxilia a compreensão de como se formou o mercado consumidor nacional e o que tem sido propagado pela imprensa escrita como uma mudança social (uma ampliação e formação de uma nova classe média), mas sugiro que a "nova classe C" representa apenas a ampliação do consumo de bens industrializados. Para tanto, recorro a pesquisas anteriores feitas sobre o mercado anunciante de TV, o meio publicitário e de marketing, e a lógica da pesquisa de audiência de TV, como feita pelo Ibope.

televisão; consumo; classe média; publicidade


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br