Acessibilidade / Reportar erro

Experimentação política da amizade em comunidades da internet a partir da teoria dos afetos de Espinosa1 1 O presente artigo faz parte de uma pesquisa Prodoc/DCR que foi realizada com apoio financeiro CNPq e Fapitec (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe).

Political experimentation of friendship in internet communities from Spinoza's theory of affects

Expérimentation politique de l'amitié dans communautés sur l'internet à partir de la théorie des affects chez Spinoza

Experimentación política de la amistad en las comunidades de Internet a partir de la teoría de los afectos de Spinoza

A compreensão da amizade em sua qualidade política designa um vínculo privilegiado de abertura à alteridade que permite ao corpo experimentações de afetar outros corpos e por eles ser afetado, cujos efeitos podem suscitar transformações na potência de agir. A concepção do corpo em Espinosa, sustentada pela unidade corpo-alma e capacidade de afeto, constitui um elemento precioso para a compreensão da presença e das intensidades afetivas em jogo nas relações de amizades na internet, as quais excluem contato físico. O presente projeto buscou investigar e analisar a maneira com que as comunidades na internet estão sendo utilizadas favorecendo a experimentação política da amizade. As narrativas revelaram que as comunidades da internet se constituem um espaço propício de trocas de ideias e experiências que aumentam a capacidade de reflexão dos sujeitos. As relações mediadas pela internet também favorecem novos modos de organização política e de exercício da cidadania.

amizade; política; internet


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br