SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Before the rain: circle metamorphosesThe oral disorders biomedical perspective and its ramifications in psychological services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

AZEVEDO, Lívia Godinho Nery Gomes et al. Experimentação política da amizade em comunidades da internet a partir da teoria dos afetos de Espinosa. Psicol. USP [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.208-220. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420130024.

A compreensão da amizade em sua qualidade política designa um vínculo privilegiado de abertura à alteridade que permite ao corpo experimentações de afetar outros corpos e por eles ser afetado, cujos efeitos podem suscitar transformações na potência de agir. A concepção do corpo em Espinosa, sustentada pela unidade corpo-alma e capacidade de afeto, constitui um elemento precioso para a compreensão da presença e das intensidades afetivas em jogo nas relações de amizades na internet, as quais excluem contato físico. O presente projeto buscou investigar e analisar a maneira com que as comunidades na internet estão sendo utilizadas favorecendo a experimentação política da amizade. As narrativas revelaram que as comunidades da internet se constituem um espaço propício de trocas de ideias e experiências que aumentam a capacidade de reflexão dos sujeitos. As relações mediadas pela internet também favorecem novos modos de organização política e de exercício da cidadania.

Keywords : amizade; política; internet.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )