Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida no trabalho e risco de adoecimento: estudo no poder judiciário brasileiro1 1 Trabalho produzido com apoio de bolsa de produtividade do CNPq. Artigo derivado da dissertação "Estamos o tempo todo enxugando gelo": Qualidade de Vida no Trabalho e Vivências de Bem-Estar e Mal-Estar em um Órgão do Poder Judiciário, defendida em 26.03.2013 e aprovada no PPG Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), de autoria de Lívia Carolina Fernandes, orientada pelo Prof. Dr. Mário César Ferreira.

Quality of working life and risk of disease: a study in the Brazilian judicial branch

Qualité de vie au travail et des risques de maladie: étude dans le système judiciaire brésilien

Calidad de la vida laboral y el riesgo de enfermarse: estudio en el poder judicial brasileño

A pesquisa visou caracterizar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em um órgão do Poder Judiciário com base na percepção de seus trabalhadores. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT). Participaram da pesquisa 5.164 trabalhadores. A análise quantitativa apontou que, globalmente, os trabalhadores avaliam a QVT em uma zona de bem-estar moderado. O fator mais crítico foi "organização do trabalho", enquanto o fator avaliado mais positivamente foi "elo trabalho-vida social". A pesquisa forneceu subsídios para uma intervenção que consolide as fontes de bem-estar, visando à prevenção de agravos à saúde e à promoção da QVT.

qualidade de vida no trabalho; bem-estar; mal-estar; ergonomia da atividade; poder judiciário


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br