0 a 4 meses incompletos: |
1. Quando a criança chora ou grita, a mãe sabe o que ela quer. |
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2. A mãe fala com a criança num estilo particularmente dirigido a ela (manhês). |
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3. A criança reage ao manhês. |
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4. A mãe propõe algo à criança e aguarda a sua reação. |
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5. Há trocas de olhares entre a criança e a mãe. |
4 a 8 meses incompletos: |
6. A criança começa a diferenciar o dia da noite. |
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7. A criança utiliza sinais diferentes para expressar suas diferentes necessidades. |
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8. A criança solicita a mãe e faz um intervalo para aguardar sua resposta. |
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9. A mãe fala com a criança dirigindo-lhe pequenas frases. |
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10. A criança reage (sorri, vocaliza) quando a mãe ou outra pessoa está se dirigindo a ela. |
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11. A criança procura ativamente o olhar da mãe. |
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12. A mãe dá suporte às iniciativas da criança sem poupar-lhe o esforço. |
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13. A criança pede a ajuda de outra pessoa sem ficar passiva. |
8 a 12 meses incompletos: |
14. A mãe percebe que alguns pedidos da criança podem ser uma forma de chamar a sua atenção. |
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15. Durante os cuidados corporais, a criança busca ativamente jogos e brincadeiras amorosas com a mãe. |
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16. A criança demonstra gostar ou não de alguma coisa. |
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17. Mãe e criança compartilham uma linguagem particular. |
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18. A criança estranha pessoas desconhecidas para ela. |
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19. A criança possui objetos prediletos. |
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20. A criança faz gracinhas. |
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21. A criança busca o olhar de aprovação do adulto. |
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22. A criança aceita alimentação semissólida, sólida e variada. |
De 12 a 18 meses: |
23. A mãe alterna momentos de dedicação à criança com outros interesses. |
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24. A criança suporta bem as breves ausências da mãe e reage às ausências prolongadas. |
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25. A mãe oferece brinquedos como alternativas para o interesse da criança pelo corpo materno. |
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26. A mãe já não se sente mais obrigada a satisfazer tudo que a criança pede. |
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27. A criança olha com curiosidade para o que interessa à mãe. |
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28. A criança gosta de brincar com objetos usados pela mãe e pelo pai. |
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29. A mãe começa a pedir à criança que nomeie o que deseja, não se contentando apenas com gestos. |
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30. Os pais colocam pequenas regras de comportamento para a criança. |
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31. A criança diferencia objetos maternos, paternos e próprios. |