Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica

The development of the self and the process of hiper-individualization: inquiries to the Dialogical Psychology

Le développement du soi et les processus de l'hiperindividualisation: interrogations pour la Psychologie Dialogique

Desarrollo del self y proceso de hiperindividualización: cuestiones a la Psicología Dialógica

Resumo:

Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self.

Palavras-chave:
desenvolvimento humano; enfoque dialógico; processos de estabilização; teoria dos campos afetivos; hiperindividualização

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br