SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Reflections on the formation of the individual: considerations about the idea of compassionNotes on individual and consciousness in Max Horkheimer and Theodor W. Adorno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

KLEIN, Thaís  and  HERZOG, Regina. Angústia hipocondríaca e o eterno retorno do presente: considerações a partir do filme Sinédoque, New York. Psicol. USP [online]. 2017, vol.28, n.2, pp.247-255. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420150102.

A partir de questionamentos levantados pelo filme Sinédoque, New York (2008), pretende-se discutir a articulação da angústia hipocondríaca com a temporalidade. Observa-se que no filme o recurso do flashback não é utilizado; a temporalidade, que se instaura diante da angústia relacionada a sintomas hipocondríacos do personagem, calca-se em um presente absoluto. A hipocondria foi considerada por Freud uma neurose atual e a angústia a ela articulada opera como a contrapartida afetiva do encontro com o desamparo gerado pelo desfacelamento da imagem corporal. Estamos, portanto, diante da face traumática desse afeto que torna a ser discutido no contexto das neuroses traumáticas e mediante o conceito de angústia automática em 1926. A partir de então, a questão da atualidade dos sintomas, já indicada nas neuroses atuais, ganha um novo sentido: trata-se de uma problemática que não pôde ser representada e, por isso, insiste, instaurando eterno retorno do presente.

Keywords : angústia; hipocondria; psicanálise e cinema.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )