SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3What is (not) “complex” about behavior? Radical behaviorism, self, insight and languageThe hero in Freudian and Lacanian psychoanalysis: revolution and subversion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

SOUZA, Mauricio Rodrigues. O jogo dos sentidos em psicanálise: alteridade, verdade e construção. Psicol. USP [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.385-393. ISSN 0103-6564.  https://doi.org/10.1590/0103-656420170132.

Este artigo se apresenta como uma contribuição ao debate acerca do problema da alteridade em psicanálise. Para tanto, remete-se à noção de construção, discutindo o dilema da imposição/negociação de sentido no setting clínico por meio de uma pesquisa teórica que esmiúça duas perspectivas específicas: a original freudiana, mais próxima ao realismo de uma equivalência entre as metapsicologias e as expressões do inconsciente, e aquela outra, posteriormente sugerida por Serge Viderman, construtivista e desconfiada quanto à possibilidade de correspondências bem-definidas entre fenômenos clínicos e representações teóricas predeterminadas. Em termos conclusivos, após se aproximar de alguns diálogos propostos por Luís Claudio Figueiredo entre psicanálise, temporalidade, narratividade e elementos da filosofia de Heidegger, defende um ideal interpretativo que metabolize a fala que lhe é dirigida, mas que também suporte e acolha as diferenças a ela inerentes, revelando assim uma disponibilidade para com o próprio movimento do pensamento.

Keywords : psicanálise; alteridade; verdade; construção.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )