Acessibilidade / Reportar erro

O herói na psicanálise de Freud e Lacan: revolução e subversão1 1 Apoio financeiro do autor André Oliveira Costa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp: 2015/0489-4); e da autora Adriana Simões Marino: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Le héros dans la psychanalyse de Freud et Lacan: révolution et subversion

El héroe en la psicoanálisis de Freud y Lacan: revolución y subversión

Resumo

Embora o herói não receba um estatuto propriamente conceitual, o termo é recorrente no pensamento de Freud e Lacan no cerne da elaboração teórico-clínica da psicanálise. Este texto trabalha os desdobramentos das significações do herói de acordo com as transformações da metapsicologia analítica. A partir disso, traz duas dimensões do herói no âmbito dos destinos do sujeito no mal-estar na civilização: a revolução, que se lança a uma transformação nos laços sociais, mas promove a manutenção do lugar do Pai, e a subversão, que avança em um ato que produz mudanças em relação às coordenadas simbólico-imaginárias que determinam o sujeito.

Palavras-chave:
herói; revolução; subversão; psicanálise

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br