SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3The hero in Freudian and Lacanian psychoanalysis: revolution and subversionThe analyst as an historian: truth, interpretation and perplexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

KLEIN, Thais; VERZTMAN, Julio Sergio  and  PACHECO-FERREIRA, Fernanda. A antropologia contribui para a pesquisa em psicanálise? Sobre o perspectivismo e a experiência psicanalítica. Psicol. USP [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.404-411. ISSN 0103-6564.  https://doi.org/10.1590/0103-656420170119.

O artigo visa discutir as implicações de certas questões colocadas pelo perspectivismo ameríndio para a experiência psicanalítica. Isso porque uma pergunta central do perspectivismo levantada por Viveiros de Castro pode ser deslocada para o campo psicanalítico, a saber: como criar condições para autodeterminação ontológica do outro quando todos nós temos nossos pressupostos ontológicos? Acompanhando a aposta do autor de que o antropólogo deve fazer uma descrição suficientemente boa, traça-se uma articulação com a experiência em psicanálise a partir de considerações suscitadas pela teoria winnicottiana. Por fim, para ilustrar as questões discutidas, apresenta-se um relato de experiência em pesquisa clínica a partir da psicanálise.

Keywords : pesquisa; antropologia; psicanálise; clínica.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )