SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3The analyst as an historian: truth, interpretation and perplexityThe construction of a scale on the conceptions of disability: methodological procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

COUTO, Maria Laura de Oliveira  and  KANTORSKI, Luciane Prado. Ouvidores de vozes: uma revisão sobre o sentido e a relação com as vozes. Psicol. USP [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.418-431. ISSN 0103-6564.  https://doi.org/10.1590/0103-656420180077.

Este estudo se trata de uma revisão sistematizada da literatura e teve como objetivo revisar os achados sobre o tema ouvidores de vozes, enfatizando a relação deles com suas vozes. A investigação foi realizada em duas bases de dados, PubMed e Lilacs, sem limite temporal e com os seguintes termos em inglês: “voice hearing” OR “auditory verbal hallucination”. A busca resultou no total de 2.464 títulos de artigos que foram examinados quanto à adequação ao objetivo. Identificaram-se 126 artigos para análise de texto completo, dos quais 35 preencheram critérios para inclusão. Evidenciou-se que o sentido que o ouvidor atribui às vozes está atrelado a sua história de vida, fazendo ele as considerar ameaçadoras, intrusivas, controladoras, ou gentis, amigáveis e positivas. Portanto, o sentido atribuído às vozes se mostrou determinante na relação que o ouvidor estabelecerá com elas mesmas, bem como a forma como ele se relaciona socialmente.

Keywords : saúde mental; alucinações auditivas; psicose; ouvidores de vozes; relação com as vozes.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )