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A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos1 1 Este texto deriva das ações desenvolvidas em pesquisas financiadas pelo CNPq, processo 158556/2012-7, e Fapesp, processo 2014/03811-2.

La construction d'une échelle sur les concepts de déficience: procédures méthodologiques

La construcción de una escala acerca de las concepciones sobre la discapacidad: procedimientos metodológicos

Resumo

Este artigo parte dos preceitos da psicologia histórico-cultural para analisar como a deficiência é conceituada e suas implicações. Procura descrever a elaboração de um procedimento metodológico para averiguar concepções de deficiência. Feita a revisão da literatura nacional e internacional, foram circunscritas quatro concepções: orgânica, psicossocial, histórico-cultural e metafísica. Para cada uma delas foram definidas cinco asserções, dispostas em cinco pontos ordinais. A escala foi avaliada por juízes com familiaridade teórico-metodológica na temática deficiência. Foi calculado o índice de concordância entre as classificações originais dos enunciados com as marcações e retorno e revisão das classificações discordantes. Aplicações iniciais e os tratamentos decorrentes permitiram a confecção da Escala de Concepções de Deficiência (ECD).

Palavras-chave:
deficiência; inclusão social; escala; concepção; psicologia

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