SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Voice hearers: a review about meaning and relationship with voicesTheoretical contributions on aging from the perspective of person-environment studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia USP

Print version ISSN 0103-6564On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

LEITE, Lúcia Pereira  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos. Psicol. USP [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.432-441. ISSN 0103-6564.  https://doi.org/10.1590/0103-65642018109.

Este artigo parte dos preceitos da psicologia histórico-cultural para analisar como a deficiência é conceituada e suas implicações. Procura descrever a elaboração de um procedimento metodológico para averiguar concepções de deficiência. Feita a revisão da literatura nacional e internacional, foram circunscritas quatro concepções: orgânica, psicossocial, histórico-cultural e metafísica. Para cada uma delas foram definidas cinco asserções, dispostas em cinco pontos ordinais. A escala foi avaliada por juízes com familiaridade teórico-metodológica na temática deficiência. Foi calculado o índice de concordância entre as classificações originais dos enunciados com as marcações e retorno e revisão das classificações discordantes. Aplicações iniciais e os tratamentos decorrentes permitiram a confecção da Escala de Concepções de Deficiência (ECD).

Keywords : deficiência; inclusão social; escala; concepção; psicologia.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )