Acessibilidade / Reportar erro

Polifonias em análise: os processos de simbolização primária1 1 Este artigo é parte da dissertação A clínica dos sofrimentos narcísico-identitários: algumas implicações sobre o trabalho do analista, defendida em janeiro de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. O trabalho contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Bolsa de Mestrado - Processo: 132573/2014-8).

Polyphonies en analyse: les processus de symbolisation primaire

Polifonías en análisis: los procesos de simbolización primaria

Resumo

Neste artigo, propõe-se discutir diferentes formas de comunicação existentes na clínica psicanalítica, para além da linguagem verbal, tendo como base os processos de simbolização primária e a importância de uma ampliação na escuta do analista. Tomando como base os escritos de René Roussillon, adentramos no campo da intersubjetividade para refletirmos acerca de uma escuta diferenciada que passa a ser requerida pelo analista na direção de possibilitar o acolhimento de diferentes formas de comunicação. Nestes casos, algo diferente da palavra se torna audível, trazendo à tona falhas referentes ao trabalho de representação, de forma que processos de simbolização mais arcaicos surgem dotados de outras vozes, como tentativa de ampliar teoricamente os alcances da simbolização e da representação.

Palavras-chave:
clínica psicanalítica; comunicação não-verbal; René Roussillon

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br