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Delineamento experimental em Análise do Comportamento: discussão sobre o seu uso em intervenções educacionais inclusivas1 1 O presente trabalho pertence ao programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino coordenado por Deisy G. de Souza e financiado pelo CNPq/Fapesp

Plan expérimental en Analyse Comportementale: discussion sur son utilisation dans les interventions éducatives inclusives

Diseño experimental en el Análisis de la Conducta: discusión sobre su uso en intervenciones educativas inclusivas

Resumo

A aplicação de intervenções educacionais inclusivas por agentes educacionais em estudantes da educação especial deveria ser sistematicamente avaliada, para garantir replicação futura dos procedimentos e resultados, a partir do uso de um delineamento experimental adequado à proposta. O objetivo foi analisar como pesquisas aplicadas podem contribuir no arranjo de intervenções educacionais inclusivas mais sistemáticas, a partir do uso de delineamentos experimentais em Análise do Comportamento; discutir a tomada de decisão para a escolha de um delineamento e o impacto dessa escolha nos dados coletados e no conhecimento que se deseja produzir, especialmente a partir do envolvimento dos diferentes agentes educacionais na aplicação de intervenções pedagógicas com estudantes com DI ou TEA. Discute-se a garantia de um delineamento que avalie os resultados das intervenções aplicadas por agentes e a dificuldade de identificar um delineamento que assegure com precisão científica o impacto de cada intervenção aplicada por cada um deles.

Palavras-chave:
delineamento experimental; inclusão escolar; métodos de pesquisa

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