SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1In defence of historical texts reading in science teacher educationReading multiple documents to produce academic writing at the university: learning how to read and write in the language of the different disciplines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pro-Posições

Print version ISSN 0103-7307

Abstract

ALMEIDA, Maria José P. M. de  and  SORPRESO, Thirza Pavan. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física. Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.1, pp. 83-95. ISSN 0103-7307.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000100008.

Neste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.

Keywords : dispositivo analítico; análise do discurso; Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese