SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Representations of children's bodies in the Mexican textbooks, 1880-1940 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

GONDRA, José G.. Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto. Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.3, pp.19-34. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000300003.

Neste estudo, abordamos alguns aspectos do livro Noções de História da Educação, de Afranio Peixoto. No que se refere aos princípios que inspiram, ordenam e calibram a escrita, observa-se que se trata de campanha em favor da educação integral, na qual os aspectos físico, moral e intelectual deveriam estar articulados e equilibrados. Nem ausência, nem excesso, pois o princípio geral é o da moderação. Observamos, igualmente, que o curso "ditado" no Instituto de Educação é convertido em textbook; uma espécie de dicionário da pedagogia, que procura oferecer às futuras professoras um repertório no qual o tempero dos músculos e da alma roteirizam a história. Por fim, marcada pelo presente do autor, a narrativa de Peixoto procura organizar o presente das professoras, como forma de conduzir suas condutas e definir quando, como e aonde chegar com a intervenção calculada, científica e permanente sobre seus corpos e os corpos dos outros.

Keywords : educação; história; corpo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License