SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Gramsci, the intellectuals and their scientific-philosophical, educational-cultural and political rolesThe influence of disabilities in the communicative construction of consensuses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

MORENO, Lidia Ruiz  and  SONZOGNO, Maria Cecília. Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social. Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.3, pp.149-164. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000300011.

Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina "Formação Didático-Pedagógica em Saúde" (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concepções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.

Keywords : ensino superior; tecnologia educacional; fórum de discussão; docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License