SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1The urchins and street boys: images of the poor inhabitants of Bogota in the first half of the 20th centuryParcerias entre o setor público e o privado em escolas estaduais paulistas e o trabalho do professor: alguns dados para reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pro-Posições

versão impressa ISSN 0103-7307

Resumo

ALMEIDA, Milton José de. Eurípedes e Pasolini: o mundo mítico rural e o mundo objetivo da cidade: educação e passagens. Pro-Posições [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 99-112. ISSN 0103-7307.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000100007.

Este artigo versa sobre a passagem do mundo mítico e agrícola para o mundo prático e objetivo da cidade em suas dimensões de violência e desagregação social, como se apresentam na tragédia Medeia, de Eurípedes, e no filme do mesmo nome, de Pier Paolo Pasolini. Essa passagem é representada pela aliança social dos personagens Medeia e Jasão e pela quebra dessa aliança. A educação dos personagens, o poder econômico, a perspectiva de miséria e desagregação da família conduzem os interesses e a violência das relações afetivas e sociais.

Palavras-chave : Pasolini; Eurípedes; Medeia; educação; cidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português