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Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

SALVADORI, Maria Angela Borges. Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940). Pro-Posições [online]. 2012, vol.23, n.3, pp.195-212. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300012.

Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da "verdadeira" cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.

Palavras-chave : radiodifusão; humor; educação.

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