SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2"You know, they are not used to anthropologists!": an ethnographic analysis of teacher training programsWhen anthropology is faced by education: indigenous teachers' training in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

ROCHA, Gilmar; RUSSI, Adriana  and  ALVAREZ, Johnny. Etnoeducação patrimonial: reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores. Pro-Posições [online]. 2013, vol.24, n.2, pp.55-67. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000200005.

O texto apresenta alguns resultados parciais do projeto de pesquisa, ainda em curso, sobre educação patrimonial em Oriximiná/PA, no qual se articulam a experiência de extensão com a pesquisa etnográfica realizada em diversas comunidades locais. O objetivo é o de contribuir para a formação dos professores da rede pública de ensino, como sujeitos pesquisadores, nas comunidades onde atuam, tendo tendo por fim a sua instrumentalização no processo de construção, em conjunto com os alunos, e de práticas educativas interdisciplinares, fortalecida por um olhar sensível ao patrimônio cultural local.

Keywords : educação; patrimônio; Oriximiná; formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License