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Pro-Posições

On-line version ISSN 1980-6248

Abstract

TOZZI, Juliana Bernardes. Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias. Pro-Posições [online]. 2013, vol.24, n.2, pp.127-145. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000200010.

O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à formação das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais - seguindo as proposições de Elias - oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da "civilidade".

Keywords : leitura e civilidade; teoria dos processos civilizadores; leitura e infância; livros infantis.

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