SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Inclusion as matrix of experienceMeeting Bianca: discourses about transvestite body índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Pro-Posições

versión On-line ISSN 1980-6248

Resumen

CRUZ JUNIOR, Antônio Fernandes da; DELLA FONTE, Sandra Soares  y  LOUREIRO, Robson. Formação continuada de professores: quando a experiência e os saberes docentes se limitam à vivência. Pro-Posições [online]. 2014, vol.25, n.2, pp.197-215. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/S0103-73072014000200011.

O artigo discute as noções de experiência e saberes docentes, presentes em artigos sobre formação continuada de professores de Educação Física. Para tanto, identifica a referência teórica mais recorrente no tratamento dessas noções e com ela dialoga a partir das categorias de vivência e experiência presentes em W. Benjamin e T. Adorno. A atual valorização dos saberes da experiência e do protagonismo do professor questiona a racionalidade instrumental, mas preserva a hipertrofia dos meios e dos procedimentos, agora vistos como singulares, intuitivos e provenientes do próprio fazer profissional. O que é chamado de experiência e o saber que dela advém permanecem orientados e limitados à direta utilidade para uma práxis imediata.

Palabras clave : Formação continuada de professores; experiência; saberes docentes; Educação Física; teoria crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons