SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2The moral education of youth in private education circuits: internal and external solidarity in upper middle and upper classes of Buenos AiresLinguistic and rhetoric repertoires in the collective life of elite high school alumni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão impressa ISSN 0103-7307versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric  e  LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.99-118. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/0103-7307201507705.

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre o estado atual das disparidades educacionais em São Paulo. A partir de uma Análise de Componentes Principais Standard (ACP), realizada com dados do Censo 2010/IBGE, identificou-se e comparou-se as características sociodemográficas da população do município e a distribuição de indicadores educacionais entre as regiões das subprefeituras da cidade. Isso permitiu examinar a relação entre posição social, condições de vida e usos socialmente diferenciados do sistema de ensino. Os resultados revelaram que, se um primeiro eixo opõe de maneira esperada os bairros ricos aos bairros pobres, um segundo revela uma divisão mais fina, no interior do espaço urbano, ligada à posse do diploma de ensino médio, que diferencia tanto as regiões de classes médias e altas, como as subprefeituras das periferias da cidade.

Palavras-chave : desigualdades educativas; indicadores educacionais; estrutura social; São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )