SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin BuberCarreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

WEDEKIN, Luana Maribele  e  ZANELLA, Andrea Vieira. L. S. Vigotski e o ensino de arte: "A educação estética" (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930. Pro-Posições [online]. 2016, vol.27, n.2, pp.155-176. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2014-0124.

Problematizam-se, neste artigo, as relações entre "A educação estética" (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anteriores e posteriores à Revolução de 1917. Orientaram as análises as seguintes questões: as ideias de Vigotski sobre estética estavam em consonância com as práticas estabelecidas nessas novas instituições? Como essas ideias se relacionavam com as políticas para o ensino de arte no período? Constatou-se que "A educação estética" foi forjada na experiência prática de Vigotski em diálogo com a arte e a ciência de sua época, pautada em pensamento independente dos encaminhamentos oficiais, mas cuja qualidade das reflexões e dos princípios garante a atualidade e a potência da obra para pensar o ensino de arte hoje.

Palavras-chave : Vigotski; educação estética; ensino de arte; arte russa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )