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Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

BASTOS, Remo Moreira Brito. Segregação racial e socioeconômica no sistema educacional básico dos Estados Unidos. Pro-Posições [online]. 2017, vol.28, suppl.1, pp.160-181. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0079.

O artigo aborda a persistente segregação racial e socioeconômica no sistema educacional básico dos Estados Unidos, a qual não somente estratifica o alunado dessa nação, mas tem assumido preocupantes proporções, a ponto de se caracterizar, de acordo com expressiva parcela de pesquisadores da área, como um verdadeiro regime de apartheid educacional. São explorados a concentração de renda existente nessa sociedade, a mais desigual dentre os países desenvolvidos, mesmo sendo aquele a maior potência econômica, política, militar e cultural do mundo, bem como os preocupantes indicadores de saúde e pobreza infantis, os quais igualmente posicionam aquela nação entre as de pior desempenho entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Tal desigualdade socioeconômica se reflete na educação, conformando um sistema escolar cuja dualidade é nitidamente engendrada desde antes do ingresso das crianças na vida escolar institucional, perpassando toda a trajetória acadêmica dos discentes.

Palavras-chave : segregação racial; segregação socioeconômica; pobreza; educação; Estados Unidos.

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