SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 suppl.1Educação Infantil: um balanço a partir do campo das diferençasJovens sem miséria: estéticas de uma economia do dispêndio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

KUHN, Malcus Cassiano  e  BAYER, Arno. A matemática comercial e financeira nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Pro-Posições [online]. 2017, vol.28, suppl.1, pp.204-232. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0123.

O artigo discute como a matemática comercial e financeira era ensinada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, durante a primeira metade do século XX, por meio da análise da Segunda Aritmética e da Terceira Aritmética da série Concórdia, editadas pela Igreja Luterana para suas escolas. O aporte metodológico está fundamentado na história cultural e na análise de conteúdo. O Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Essas escolas estavam inseridas num projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática e os valores culturais, sociais e religiosos. A matemática comercial e financeira foi abordada de forma contextualizada com a realidade dos alunos, incentivando o desenvolvimento do pensamento proporcional, o cálculo correto de troco e de valores de dívidas, além do estudo de aplicações financeiras envolvendo juros simples.

Palavras-chave : porcentagem comercial; juros simples; série concórdia; ensino da Matemática; escolas paroquiais luteranas gaúchas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )