Acessibilidade / Reportar erro

Dramatização de contos filosóficos na formação do educador1 1 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Resumo

No presente artigo o foco é a utilização da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático no cultivo de mestria na formação inicial de educadores. A pesquisadora colocou em prática suas propostas na condução de vivências curriculares entre 2012 a 2016 com estudantes de Pedagogia e licenciandos. O âmbito de uma educação de sensibilidade – que nem por isso exclui a racionalidade, mas não se restringe à racionalidade ocidental de caráter aristotélico, cartesiano, iluminista e protestante – tem possibilitado uma leitura mais crítica (contra ideológica), reflexiva (constructos) e sensível (perceptos) dos participantes, levando-os a ter, como opção pessoal, a tarefa de assumir como projeto profissional e existencial a busca mais coerente de modulações do ser.

Palavras-chave
dramatização; contos filosóficos; mitema iniciático; formação de educadores

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br