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Agenciamentos sociais, subjetividade e sintoma: a seleção hierarquizada da clientela em um ambulatório público de saúde mental

Social arrangements, subjectivity and sympton: the hierarchized selection of patients in a public mental health ambulatory

Agencements sociales, subjectivité et symptôme: la sélection hiérarchisé de la clientèle dans un ambulatoire public de santé mentale

A pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo o estudo da lógica implícita no padrão de seleção dos pacientes de um ambulatório público pelos Serviços de Psicologia e Psiquiatria. Os pacientes que afluem a esses dois serviços foram classificados em três grupos, com base nos enunciados produzidos para tematização do sofrimento: o dos sujeitos psicológicos, o dos doentes dos nervos e o dos loucos. No processo de investigação, constatou-se que os pacientes do primeiro grupo tendem a ser encaminhados para o Serviço de Psicologia, no qual têm acesso ao dispositivo de escuta psicoterápica, podendo, assim, emitir um discurso sobre seu próprio sofrimento, enquanto os que se situam nos outros dois grupos são encaminhados para o Serviço de Psiquiatria, onde são submetidos ao tratamento medicamentoso. Conclui-se que tal padrão de seleção se caracteriza por uma hierarquização da clientela,iegundo uma lógica que implica a desqualificação da diferença, a normalização da loucura, a garantia da produtividade e a realização do mínimo.

Sujeito psicológico; doentes dos nervos; loucos; loucura; psiquiatria; saúde mental; saúde pública; saúde coletiva


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