SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Solidarity Community: is there news in the ralm of social policies?Information and technology: challenges to the implementation of the national information network on health índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 0103-7331

Resumen

CAETANO, Rosangela. Paradigmas e trajetórias do processo de inovação tecnológica em saúde. Physis [online]. 1998, vol.8, n.2, pp. 71-94. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73311998000200004.

A compreensão do processo de inovação tecnológica no setor saúde é fundamental para que se possa atuar e influir no desenvolvimento de novos produtos em direções socialmente mais desejáveis. A despeito do crescente interesse nas teorias de inovação, o conhecimento dos fatores que intervêm no progresso técnico na área médica ainda é escasso. Este artigo propõe os conceitos de paradigma tecnológico, trajetórias tecnológicas e design dominante como um possível arcabouço teórico- metodológico para o exame do processo de desenvolvimento tecnológico médico. Esta escolha fundamenta-se na visão de multideterminação do progresso técnico, reconhecendo as inter-relações entre vários condicionantes, como o mercado, o progresso científico e as políticas públicas.

Palabras llave : Tecnologia médica; progresso técnico; inovação tecnológica; paradigma tecnológico; trajetória tecnológica; multideterminação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués