SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Some reflections on the production of the gender category in contexts such as the feminist movement and the judiciarySubjectivity and social complexity: contributions to the study of depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

MAXIMO, Heloisa dos Reis Malheiro  and  BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Saúde mental em um hospital público: o olhar de profissionais médicos do município do Rio de Janeiro. Physis [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 293-316. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312006000200009.

Este estudo teve por objetivo compreender percepções de médicos de um hospital público acerca do papel dos profissionais de Saúde Mental nesse espaço institucional, explorando interfaces estabelecidas entre as duas categorias no cotidiano da assistência, tal como percebidas pelos informantes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo fundamentado na tradição crítico-interpretativa como caminho metodológico, elegendo-se como técnica a entrevista não-diretiva. A amostra foi composta por médicos de diferentes setores que, no momento do estudo, haviam encaminhado pacientes para os profissionais de Saúde Mental e integravam a equipe do hospital por um período mínimo de dois anos. Com base nas categorias que emergiram no campo, a análise identificou diferentes temas, configurando uma rede interpretativa que representou a base do exercício hermenêutico. Os resultados do estudo apontam uma heterogeneidade no que se refere às concepções dos informantes acerca do papel da Saúde Mental no espaço hospitalar. No que tange à organização do trabalho, a variável tempo é fator fundamental no cotidiano do atendimento. Percebe-se uma nítida diferenciação entre o paradigma "psi", referente aos profissionais da Psicologia e da Psiquiatria, e o paradigma médico, revelando obstáculos para uma efetiva integração entre esses dois modelos.

Keywords : Pesquisa qualitativa; profissionais de saúde; Saúde Mental; serviços de saúde; saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese