SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Mental health in a public hospital: the perspective of medical professionals of the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas. Subjetividade e complexidade social: contribuições ao estudo da depressão. Physis [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 317-350. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312006000200010.

O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de alguns dos resultados obtidos no projeto de pesquisa Qualidade de vida em sociedades complexas: a depressão entre trabalhadores da indústria petroquímica e pescadores artesanais. Vale ressaltar que a pesquisa é parte considerável de um caminho mais longo desenvolvido desde os anos 90. Através de intensa pesquisa de campo, analisou-se a qualidade de vida, através da observação dos estados depressivos presentes nos trabalhadores da indústria petroquímica (REPLAN, Paulínia, SP) e pescadores artesanais (Colônia Z 7 - Itaipu e Piratininga, Niterói, RJ), considerando que esses trabalhadores estão submetidos a intensas transformações socioambientais ocorridas em seus cotidianos e manifestam a depressão como expressão da subjetivação, no indivíduo, de uma intensa complexidade social.

Keywords : Subjetividade; complexidade social; depressão; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese