SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1History of the concept of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331On-line version ISSN 1809-4481

Abstract

LEFEVRE, Fernando  and  LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Saúde como negação da negação: uma perspectiva dialética. Physis [online]. 2007, vol.17, n.1, pp.15-28. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312007000100002.

Apresenta-se aqui uma visão da saúde e da relação saúde-doença de uma perspectiva dialética, situando o problema no contexto histórico contemporâneo. A problemática é colocada considerando uma tensão entre a visão hegemônica que, de uma perspectiva sincrônica, consiste na produção da saúde tendo como objeto o doente-consumidor. Portanto, implica a reprodução permanente de um sistema produtivo de bens e serviços de saúde e a perspectiva contra-hegemônica que, do ângulo diacrônico e histórico da promoção de saúde e pelo enfrentamento das causas básicas e estruturais do adoecer humano, passe a ler e a enfrentar a relação saúde-doença de modo a ultrapassar a semiologia médica, que tem o doente como objeto, em direção a uma semiologia geral ou semiótica, que tem a doença como seu objeto.

Keywords : Relação saúde-doença; dialética; modelo biomédico; promoção de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License