SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2From heritage to cerebral localization: on the biological determinism of undesired conductsEnvironmental issues on health promotion: a multi-professional action on emerging diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Os programas de emagrecimento na Internet: um estudo exploratório. Physis [online]. 2007, vol.17, n.2, pp. 353-372. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312007000200009.

Este texto é parte de um estudo sobre estratégias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet e tem como objetivo descrever e analisar alguns elementos estruturantes desses sites. Observou-se que os mesmos utilizam estratégias que se aproximam mais da realidade cotidiana dos participantes, e que aspectos psicológicos e motivacionais são considerados importantes. Além disso, há uma tentativa de criar estratégias educacionais que transitem da concepção do "fazer dieta" para o conceito de reeducação alimentar concebida como "o comer de tudo, sem passar fome". Tal fato revela uma aliança entre as ciências da nutrição e a gastronomia, que representa um elo importante nas tentativas do resgate do prazer em comer. Destaca-se a importância de estudar tais estratégias, uma vez que o emagrecimento tem sido uma meta desejada por grande parte da população, seja com objetivo de ampliar a qualidade da saúde, seja com fins estéticos.

Keywords : dieta; programa de emagrecimento; nutrição; Internet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese