SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Populations exposed to agrotoxics: citizens' self-organization in the defense of life and health, Córdoba City, ArgentinaSocial representations and hansen's disease in São Domingos do Capim, state of Pará: a study in brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

PEREIRA, Diogo Neves. Incertezas de pacientes no sistema público de saúde. Physis [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 145-169. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312010000100009.

Análises que objetivam compreender de que maneira sujeitos lidam com processos de saúde/doença geralmente dão ênfase aos modos como estes inserem suas vivências concretas em quadros avaliativos abstratos para, a partir daí, definirem ações a serem executadas. Isto posto, este artigo questiona o rendimento de tais abordagens no entendimento das experiências de pacientes do sistema público de saúde. As análises são empreendidas com base nos resultados de pesquisa realizada em instituição pública de saúde do Distrito Federal, na qual foram reconstituídos itinerários terapêuticos de seus pacientes. A pesquisa indicou que suas trajetórias são atravessadas por incertezas de diversas ordens. Tendo em vista a relevância destas e o fato de que de modo algum impedem o desenvolvimento de seus tratamentos médicos, o artigo discute como os pacientes lidam com essas incertezas e quais relações elas estabelecem com o conjunto de suas experiências. Argumenta então que suas incertezas derivam não de características imanentes a estes sujeitos, mas das relações que estabelecem com os saberes médicos e com as organizações institucionais para efetivação desses saberes, constituídas pelas instituições públicas de saúde. Mais além, demonstra que as apreciações, classificações etc. dos pacientes não se dirigem principalmente aos processos de saúde/doença em sentido estrito, mas aos mecanismos que possibilitam relações de maior sucesso com as organizações institucionais por meio das quais eles obtêm seus tratamentos.

Keywords : experiências de saúde [doença]; incertezas; pacientes do sistema público de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese