SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Notions of nature and derivations for health: an incursion in literatureThe citizen's daily care at the public health service in Belo Horizonte city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

PUTTINI, Rodolfo Franco; PEREIRA JUNIOR, Alfredo  and  OLIVEIRA, Luiz Roberto de. Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis [online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 753-767. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312010000300004.

A complexidade do processo saúde-doença tem ensejado a proposição de uma diversidade de modelos explicativos. Fazemos uma breve revisão dessas propostas, confrontando três perspectivas: o modelo oriundo da Medicina do século XIX, a lógica da História Natural da Doença e o debate epidemiológico no contexto da Medicina Social latino-americana. Tomando-se como referência teórica a ideia de causalidade circular presente na teoria da auto-organização, propomos que os fatores causais privilegiados em cada um dos modelos explicativos acima não seriam conflitantes. Uma noção-chave para se pensar o processo de autoorganização biopsicossocial é o "efeito baldwiniano", que descreve uma relação dialética ou coevolutiva entre processos naturais e socioculturais.

Keywords : processo de saúde-doença; auto-organização; coevolução; epistemologia das ciências da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese