O objetivo deste artigo foi avaliar a satisfação dos pacientes em tratamento hemodialítico crônico com o cuidado recebido nos serviços de diálise. Trata-se de estudo transversal desenvolvido a partir de amostra nacionalmente representativa de pacientes portadores de doença renal crônica terminal (N = 3.036) em tratamento em serviços de diálise e centros transplantadores do Brasil. Os pacientes em hemodiálise (HD) responderam a um questionário de satisfação específico para essa modalidade, cujas questões envolveram satisfação com equipe, ambiente e cuidado prestado, e impacto da diálise nas atividades diárias. Para obter um escore de satisfação desses pacientes, foram utilizados modelos de Teoria de Resposta ao Item na análise dos 22 itens do questionário. A regressão linear foi utilizada para avaliar a associação entre fatores socioeconômicos, demográficos, clínicos e estruturais dos serviços de diálise e os escores de satisfação. Dos pacientes entrevistados, 1.621 estavam em HD no momento da entrevista. Todos responderam ao questionário de satisfação. A maioria era do sexo masculino, cor da pele não-branca, escolaridade < 11 anos e não relataram depressão. A idade média foi de 49 anos. A análise dos dados revelou que ter menor idade, ter depressão, possuir maior tempo de tratamento dialítico e despender maior tempo de deslocamento da residência até o serviço de diálise estiveram associados a menor nível de satisfação com os serviços de diálise. Sugere-se que, para avaliar a satisfação dos usuários, seja importante considerar, além dos fatores individuais, os atributos relacionados aos serviços de saúde, confirmando sua natureza multidimensional.
satisfação do usuário; falência renal crônica; avaliação em saúde; Teoria de Resposta ao Item