SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Uma avaliação da satisfação de pacientes em hemodiálise crônica com o tratamento em serviços de diálise no BrasilTrabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: instrumentos para a construção da prática interprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331

Resumo

CHAZAN, Lilian Krakowski. "O aparelho é como um automóvel; a pista é a paciente": para além do ensino de tecnologia no pré-natal. Physis [online]. 2011, vol.21, n.2, pp.601-627. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000200014.

O presente estudo contempla as práticas e ideias envolvidas na formação acadêmica de um grupo social relevante: o dos médicos que, dada sua posição hierárquica significativa na produção da marca ultrassom obstétrico, parece-nos ser um ponto de "parada" interessante e fundamental no fluxo circular entre ideias, marcas e coisas que constituem esse objeto, ultrassom. A observação etnográfica da situação de ensino permite captar dinamicamente esse momento fundamental no qual os principiantes são apresentados a uma tecnologia que foi histórica (e provisoriamente) constituída como indispensável no acompanhamento pré-natal. Pretende-se, assim, apreender de que modo é produzida a "socialização visual" dos futuros profissionais; a pesquisa empírica evidenciou que, juntamente com um determinado tipo de olhar, outros elementos bastante heterogêneos também são ensinados aos futuros médicos. Uma tensão bastante presente no campo consiste na dicotomia entre uma abordagem eminentemente clínica e outra, de teor fortemente tecnicista. A eventual precariedade de dispositivos tecnológicos evidencia diversos paradoxos e incongruências nesta segunda tendência. As modificações ocorridas no desenrolar dos diversos processos que se articulam no campo observado são discutidas em termos do que são capazes de revelar sobre os grupos sociais envolvidos em sua produção.

Palavras-chave : tecnologia de imagem médica; ultrassonografia obstétrica; estudos sociotécnicos; ensino médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons