SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The urban violence against children and adolescents in Belo Horizonte: a story told through the maxillofacial traumasSafe motherhood in Brazil: the long road to the realization of a right author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

COTTA, Rosângela Minardi Mitre et al. O controle social em cena: refletindo sobre a participação popular no contexto dos Conselhos de Saúde. Physis [online]. 2011, vol.21, n.3, pp. 1121-1138. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000300019.

O presente estudo se propõe a analisar a experiência do controle social, via Conselho de Saúde - CS, em um município de pequeno porte, utilizando o referencial teórico da pesquisa qualitativa. Diante da realidade vivenciada, observamos que a possibilidade de uma gestão participativa no SUS não se consolidou como uma prática efetiva. O que se verificou foi um grande desconhecimento sobre as bases legais e ideológicas da participação social em saúde, gerando assim uma forte influência dos gestores locais na dinâmica e no funcionamento do CS, principalmente na determinação de seus membros, impedindo, dessa forma, que esse seja um espaço concreto para que os usuários se apropriem da forma institucional e política do conselho.

Keywords : conselhos de saúde; cidadania; democracia; participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese