SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4The qualitative approach in the evaluation of food consumption: fundamentals, applications and operational considerationsThe task-force of developmental psychiatry índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 0103-7331

Resumen

PEZZATO, Luciane M.  y  L'ABBATE, Solange. O uso de diários como ferramenta de intervenção da Análise Institucional: potencializando reflexões no cotidiano da Saúde Bucal Coletiva. Physis [online]. 2011, vol.21, n.4, pp. 1297-1314. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000400008.

É significativo o numero de estudos de natureza qualitativa que utilizam a técnica do diário em trabalho de campo. Tendo em vista as diferentes abordagens teórico-metodológicas às quais tais investigações se vinculam, este artigo tem como objetivo discutir as potencialidades de diferentes formas de produção de diários, quando utilizados como uma ferramenta de intervenção da Análise Institucional na Saúde Coletiva. Este estudo inscreve-se no contexto de uma pesquisa que analisou o trabalho de um grupo de profissionais da Saúde Bucal dispostos a propor estratégias inovadoras no modo de produção do cuidado presente em seus cotidianos na atenção básica do SUS Campinas-SP. Realizar esses registros possibilitou aos diaristas uma reflexão acerca da própria prática, desnaturalizando-a, o que permitiu explorar a complexidade do trabalho em saúde bucal na atenção básica. Mostrou, também, ser um caminho possível para dar sentido às suas "práticas", sejam elas individuais ou coletivas.

Palabras llave : análise institucional; diário; saúde bucal coletiva; cotidiano dos serviços de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués