SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Contracepção de emergência no contexto das farmácias: revisão crítica de literaturaEsperando o futuro: a maternidade na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331

Resumo

CARDOSO, Junia Espinha  e  BARBOSA, Regina Helena Simões. O desencontro entre desejo e realidade: a "indústria" da cesariana entre mulheres de camadas médias no Rio de Janeiro, Brasil . Physis [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 35-52. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000100003.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que buscou apreender e compreender, através da percepção e experiência de mulheres de camadas médias, o desencontro entre o desejo pelo parto vaginal e o desfecho em cesariana. Quinze usuárias de planos privados de saúde foram entrevistadas sobre suas experiências e percepções relativas ao pré-natal e parto. Os resultados evidenciaram uma (sutil ou explícita) interferência do obstetra sobre a escolha das mulheres, influenciando o desfecho em cesariana e sugerindo que, para muitas mulheres, não está sendo possível escapar das "armadilhas" de um modelo biomédico mercantilizado, interventor e iatrogênico, institucionalizado e legitimado pela sociedade. A pesquisa pretende contribuir para ações que estimulem o exercício da cidadania feminina nos processos decisórios que envolvem as questões da saúde reprodutiva, preservando e garantindo a experiência do parto como um direito inalienável das mulheres, seus companheiros e familiares.

Palavras-chave : parto cesáreo; camadas médias; gênero; direitos reprodutivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português