SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Experiences of women on the care received during the parturition processAccess to SUS: representations and practices of professionals developed in Regulation Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

ALVES, Hayda  and  ESCOREL, Sarah. Massa marginal na América Latina: mudanças na conceituação e enfrentamento da pobreza 40 anos após uma teoria . Physis [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 99-117. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000100006.

As abordagens e expressões da questão social como pobreza envolvem discussões acerca da configuração e do enfrentamento de fraturas sociais, vinculadas ao processo de reestruturação produtiva capitalista, em diversas dimensões: econômicas, políticas, culturais e sociais. O objetivo do artigo é rever esse debate, passados 40 anos da teoria de marginalidade latino-americana, que inaugurou um olhar específico sobre a pobreza a partir da tese de massa marginal de Jose Nun.  Ao longo desse período, são destacadas singularidades dos olhares sobre a pobreza como questão social na América Latina e a aproximação com os teóricos franceses da exclusão social.  Após a década de 1990, observa-se o direcionamento do debate na perspectiva teórica da exclusão social, operacionalizada como uma categoria capaz de revelar processos de fragilização e ruptura da coesão social a partir de múltiplos níveis e dimensões relacionais.

Keywords : pobreza; iniquidade; ciências sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese