SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Integrando a Terminologia para entender a biossegurançaEm defesa de uma gestão compartilhada da medicação em psiquiatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331

Resumo

PAZO, Concepcion Gandara  e  AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Sentidos da violência conjugal: análise do banco de dados de um serviço telefônico anônimo. Physis [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 253-273. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000100014.

Este artigo visa a identificar e analisar, no banco de dados resultante dos registros de um serviço telefônico anônimo de apoio e orientação nas áreas de direitos e violência contra a mulher, a atribuição de significados de suas usuárias em relação às experiências de violência conjugal, à luz, principalmente, da literatura feminista brasileira contemporânea. Este artigo alinha-se a um grupo de pesquisadoras que focaram a atenção em descrever e refletir sobre as representações femininas acerca da violência, salientando a não-universalidade da experiência feminina diante das agressões, valorizando aspectos singulares dessas agredidas. Destacam-se, na análise, os sentidos dados pelas mulheres às prolongadas hesitações frente ao expresso desejo de se separarem de cônjuges violentos. Os resultados corroboram pesquisas precedentes relativas à complexidade e morbidade do fenômeno, como também apontam para a necessidade da interseção de campos de pesquisa visando à ampliação de seu entendimento e de intervenções mais eficazes.

Palavras-chave : violência contra a mulher; disque-mulher; relações de gênero; sentidos da violência conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português