SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Os alcances e limites da medicalização do risco para a psicose: a emergência de uma nova categoria?Marcos legais da propaganda de medicamentos: avanços e retrocessos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331

Resumo

SOARES, Jussara Calmon Reis de Souza  e  DEPRA, Aline Scaramussa. Ligações perigosas: indústria farmacêutica, associações de pacientes e as batalhas judiciais por acesso a medicamentos. Physis [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 311-329. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000100017.

O presente trabalho busca trazer novos elementos para o debate sobre a judicialização da saúde e sobre o acesso a medicamentos. Parte-se de um breve panorama do setor farmacêutico, seguido de um levantamento bibliográfico sobre demandas judiciais por medicamentos no Brasil, para fundamentar uma reflexão sobre as ligações entre a indústria farmacêutica e as associações de pacientes, que podem estar interferindo no processo. Tais ligações resultam das novas estratégias de expansão do mercado pelo setor farmacêutico, e podem agravar o panorama da saúde brasileira em relação ao uso crítico e responsável dos medicamentos. A necessidade de desmercantilização da saúde é incluída nesse debate.

Palavras-chave : indústria farmacêutica; ONGs; pacientes; uso de medicamentos; decisões judiciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português