SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Political participation and routine of health care management: an essay on the formative potentiality in institutional relationsThe necessary role of the National Supplementary Health Agency in the regulation of relations between managed care companies and service providers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

PEREIRA NETO, André de Faria. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde: uma contribuição para o debate. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 441-462. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200003.

Os Conselhos de Saúde, institucionalizados no início da década de 1990, foram concebidos como alternativas ao modelo tradicional de representação de interesses. Eles passaram a ter o poder legal de formular estratégias e controlar a execução da política de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. Hoje em dia, todos os municípios e estados do Brasil têm um Conselho de Saúde, com representantes dos usuários, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde. Os usuários têm representação paritária em relação aos outros dois segmentos. O objetivo deste artigo é avaliar as motivações que os representantes dos usuários têm para participar dessa instância pública de representação de interesses. Metodologicamente, foram entrevistados doze Conselheiros representantes dos usuários no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Os indícios encontrados nas palavras dos representantes dos usuários entrevistados indicaram a ratificação de práticas patrimonialistas. Este artigo se soma ao esforço analítico de alguns pesquisadores que, nos últimos anos, têm avaliado a experiência de organização e atuação dos Conselhos de Saúde, e inova ao avaliar o ponto de vista dos representantes dos usuários.

Keywords : conselhos de saúde; controle social; representação comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese