SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The users' representation in the Health Councils: a contribution to the debateThe federal primary health care politics in Brazil in the 2000's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Physis: Revista de Saúde Coletiva

Print version ISSN 0103-7331

Abstract

GERSCHMAN, Silvia; UGA, Maria Alicia D.; PORTELA, Margareth  and  LIMA, Sheyla Maria Lemos. O papel necessário da Agência Nacional de Saúde Suplementar na regulação das relações entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços. Physis [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 463-476. ISSN 0103-7331.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000200004.

Este artigo trata do papel regulatório que caberia à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desempenhar, a partir do resultado de um conjunto de pesquisas e estudos sobre as práticas de microrregulação exercidas pelas operadoras de planos de saúde sobre os prestadores hospitalares privados. O trabalho se baseia em diversos estudos e, especialmente, nos resultados da pesquisa de Ugá et al. (2007), cujos resultados permitiram a problematização de questões relativas à necessidade de regular alguns elementos da relação entre operadoras e prestadores hospitalares, fundamentais para a garantia do acesso e da qualificação da atenção recebida por clientes de operadoras de planos privados de saúde; e também relativas à importância que os prestadores hospitalares privados possuem para o SUS. Busca-se, assim, a partir dos estudos sobre o tema, refletir tanto sobre o papel regulador a ser desempenhado pela ANS nas relações contratuais entre operadoras e prestadores, quanto sobre o papel que ao SUS caberia exercer.

Keywords : operadoras de planos de saúde; prestadores hospitalares; Agência Nacional de Saúde; regulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese